Quanto antes você descobrir… melhor!

Ouvi muito isso enquanto ajudava a Abrale, a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemeia, durante a campanha Movimento Contra o Linfoma. Mas é claro que isso não se aplica só ao Linfoma, ou só ao câncer, mas para qualquer tipo de doença, ou até mesmo qualquer fato que possa colocar sua saúde em risco. Não foi apenas uma vez em que ouvi histórias de pessoas que se machucaram (principalmente pé e tornozelo) e deixaram passar – aguentando a dor – para depois descobrir que haviam fraturado ou acontecido algo do gênero e que não tinha mais o que fazer se não eperar.

Que fique claro que também não precisa virar um louco paranóico achando que a picada de um pernilongo vai te fazer morrer… NÃO! Mas é ficar atento aos sinais que o corpo dá para os diferentes problemas que podemos ter. Por exemplo, para o linfoma não-hodgkin, os sintomas mais comuns são:

  • Aumento dos gânglios linfáticos, com mais frequência nos linfonodos do pescoço, virilha, axilas, acima da clavícula;
  • Aumento do volume do abdômen;
  • Sensação de plenitude depois de pouco se alimentar;
  • Dor no peito, falta de ar, tosse ou sensação de pressão;
  • Suor noturno;
  • Fadiga…

No meu caso, eu tive tosse! E pronto… levou alguns dias, mas o não desaparecimento do sintoma me fez buscar o pronto-atendimento… o resto vocês já sabem! E para aquele velho ditado “Quem procura, acha”, a melhor resposta é: Quantos antes você achar, melhor! Se decoberto precocemente, e encaminhado para o tratamento correto, as possibilidades de cura aumentam drasticamente. Os linfomas podem chegar até a 90% de chance de cura e as leucemias 83%! É nessa hora que o slogan da Abrale faz muito sentido: “100% de esforço onde houver 1% de chance”! Não desistir NUNCA!

Para os que venceram: parabéns, guerreiros!
Para os que estão lutando: força!
Para os que tem medo: vocês não estão sozinhos!

A batalha não é fácil, continuem em frente!

Abraços,
Gui Mori

Previous PostNext Post

Related Posts

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

My New Stories

Keeper está decolando