As maravilhas da física

Quem nunca ouviu falar do efeito Doppler na época da escola em física? Vejam bem, Física, não educação física! Para quem não lembra, é aquele efeito quando uma onda é emitida ou refletida por um objeto que está em movimento com relação ao observador. O vídeo mostra exatamente o que é isso:

Para muitos, esse é apenas um dos temas que caiu no esquecimento, mas que ouvimos todos os dias no trânsito de São Paulo. Para outros (e provavelmente uma parecela muito pequena) pode ser fonte de inovação e criação. E esse é o caso do suéco Daniel Rapp. Depois de ler um paper sobre ondas sonoras que falava sobre implementar um sistema de detecção de movimento sem nenhum hardware especial (só uma caixa de som e um microfone) e não encontrar os códigos para realizar o experimento, ele tentou reproduzir o resultado na web. E não é que ele conseguiu algo interessante?

Usando a teoria do Efeito Doppler, o microfone e caixa de som do seu computador e desenvolvendo o código para isso em javascript, ele criou uma maneira de navegar pela página apenas movendo a mão. É importante que o notebook não esteja em um ambiente fechado com coisas em cima (como o meu que fica para trás do meu móvel), pois pode não funcionar direito! Mas funciona!

Funciona no Chrome, mas não no Firefox e vocês podem testar clicando aqui. Além de fazer esse teste com o rolamento da página, ele criou um Teremim, um dos primeiros instrumentos musicias completamente eletrônicos, controlado sem qualquer contato físico (segundo meu pai, muito famoso no filme de 1951, O Dia em que a Terra Parou). Já para os mais nerdinhos, o efeito doppler e o teremim aparecem no Big Bang Theory, em um dos episódios o Sheldon aparece fantasiado de efeito doppler e em outro episódio ele aparece tocando o instrumento.

sheldon_bazinga_doppler_effect[1]

Abraços,
Gui Mori

Related Posts

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

My New Stories

Keeper está decolando