Consulta 100% OK e Vetado de Doar Sangue

Hoje tive retorno com o Oncologista! Ele ficou bastante feliz com os resultados e ver que meu estado estava muito bom (comparado com uma das consultas que fiz durante o estágio que não comia e nem dormia direito). Ficou feliz por eu estar bem melhor!

Ele pediu mais uma série de exames de sangue (para variar) e como teve uma microscópica alteração no cálcio pediu dois exames diferentes para acompanhar! Nada demais, tanto que pode esperar até a próxima consulta daqui quatro meses.

Dessa vez ele inovou! Além da tomografia ele pediu também um ultrassom da tireóide: se entendi direito é normal! Como fiz radioterapia perto do pescoço tem que acompanhar (não que tenha algo de errado, mas para evitar).

Descobri mais algumas coisas hoje na consulta. Ele pediu para esperar mais um pouco para mergulhar com cilindro (perguntei por curiosidade) e perguntei sobre doar sangue. Na hora que fiz a segunda pergunta (já me preparando para um pequeno tempo de espera e me preparar psicologicamente para superar o medo de agulha – afinal, doar sangue é quase uma caneta Bic), ouvi o seguinte:

Por mim não teria problema nenhum, mas existe uma lei. Não tenho certeza, mas precisamos confirmar isso antes de te falar que sim.

Lembrei agora e fui procurar no site da Anvisa, mas é bastante confuso! Então procurei no google mesmo! Achei a RESOLUÇÃO-RDC/ANVISA nº 153, de 14 de junho de 2004. Fui lendo e falava que no Anexo II tem todas as causas de inaptidão para doar sangue. A primeira parte é onde estão as causas principais de inaptidão DEFINITIVA para doação de sangue:

  1. Alcoolismo crônico
  2. Bronquite e asma (…)
  3. Câncer…

e nem precisei continuar lendo! Puts, que saco! Juro que estava disposto a enfrentar o medo de agulha! Mas não rolou! Tudo bem que é só uma lei e pode mudar qualquer hora! Mesmo porque, pelo que entendi, não tinha nenhum motivo explicado pela medicina para não poder doar sangue que já teve linfoma na vida. Um pouco frustrado, mas logo passa! Se é que a lei não cai antes!

Abraços,
Gui Mori

Related Posts

3 Responses
  1. Tereza

    Gui,
    como você, também adoro doar sangue. Como você, também tive câncer (no meu caso, de mama, agressivo, com última quimioterapia semana vem, ainda mais seis semanas de radioterapia e mais doze sessões de Herceptin, um anticorpo monoclodal, o que isso queira dizer). Como vc, fiz para minha mastologista a pergunta sobre doação de sangue logo após minha cirurgia. A resposta dela, apesar de dolorosa, fez sentido. Como meu sistema imonulógico falhou e desenvolvi um câncer (todos temos células malignas se desenvolvendo, com o sistema imunológico lutando, muitos vencendo, poucos _como nós_ perdendo), é recomendável não doar sangue para não forçar ainda mais esse sitema falho. Doeu, mas fez sentido. Hoje em dia, penso que doei muito sangue na vida. A proibição não é preconceituosa, mas sim para nos preservar.
    Curta sua viagem pós-quimioterapia. Sinta-se um privilegiado, por ter tido acesso ao melhor tratamento e estar aí, curtindo a Eurpa….

  2. Cris

    Experimenta danoninho com calcio…..(sou praticamente uma médica)
    Boa viagem!!!!! Feliz Natal!!!!!

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

My New Stories

Keeper está decolando