Dia Mundial do Combate ao Câncer

O dia 4 de Fevereiro foi declarado, em 2008 pela Union For International Cancer Control’s (UICC), o Dia Mundial do Combate ao Câncer. O objetivo é aumentar a conscientização sobre o câncer e promover a prevenção, diagnóstico e tratamento.

Nos últimos anos a instituição vem lançando diferentes campanhas e me identifiquei com a que irá de 2019 até 2021: Sou e Irei.

Poster Dia Mundial do Combate ao Câncer

No ano em que completo meus 10 anos de fim do meu tratamento, hoje é ainda mais importante lembrar de continuar compartilhando o que mais aprendi durante todo o tratamento.

Você tem a doença, você não é a doença

Talvez essa tenha sido uma das maiores luzes na minha vida. Aceitar que é apenas uma fase e que irá passar é muito difícil. Conheci diversas pessoas que demoraram para aceitar que estavam doentes, que demoraram para aceitar que elas não eram o câncer. Mas, quando entenderam, levaram o tratamento bem mais tranquilos.

Se eu tivesse aprendido antes de iniciar o tratamento, talvez aqueles 13 dias de pura agonia tivessem sido mais fáceis. Não sei se vocês se lembram, mas foram 13 dias entre entrar no hospital e sair com a primeira quimioterapia feita. Treze dias que não sabia o que tinha.

Cruzei com muita gente que quando eu comentava como havia diagnosticado meu linfoma dizia: “Quem procura acha!”. Tinham medo de encontrar alguma coisa errada. E o que a Abrale me ensinou sobre isso?

É verdade, quem procura realmente acha. Quantos antes você achar, melhor! Se decoberto precocemente, e encaminhado para o tratamento correto, as possibilidades de cura aumentam drasticamente.

Para os que venceram: parabéns, guerreiros!
Para os que estão lutando: força!
Para os que tem medo: vocês não estão sozinhos!

Abraços,
Gui Mori

Related Posts

1 Response
  1. Mama

    Ah, menino lindo!
    Você é um vencedor. E uma inspiração!!!
    Tenho sorte de ter você na minha vida!!
    Beijo lotado de carinho!!!!!
    PS: AMO VOCÊ

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

My New Stories

Keeper está decolando