Nada como se manter… desatualizado?!

Na linha do último post sobre a Apple e seu navegador (muito) ruim do iPhone, hoje fui acessar um portal do governo brasileiro para emitir um documento: quase tive um treco e caí da cadeira. Enquanto muitos dos programadores se matam para dar suporte às últimas (péssimas) versões do Internet Explorer, encontrei algo que faria qualquer ficar, no mínimo, maluco e precisaria ser internado de imediato.

Versão do Browser

Os navegadores RECOMENDADOS são o Internet Explorer 7.0 e o Firefox 2.0. Vamos começar pelo Firefox que vai dar menos dor de cabeça! Em primeiro lugar, ele já está na versão 35 desde 13 de Janeiro de 2015. Ok, vocês podem dizer que mudou rapidamente e que por isso subiu o número! Então olhem: a versão 2.0 foi lançada em Outubro de 2006! Fico imaginando que raios de computador (e de programadores) o governo brasileiro tem contratado! Provavelmente alguém tão velho quanto os dinossauros e que usa cartão perfurado. Mas olhando pelo lado bom (ou talvez, menos pior), eles dão suporte ao Firefox, não só IE.

Olhando para a versão do IE, também lançada em Outubro de 2006, podemos pensar: temos um portal do governo que não é atualizado desde 2006?! Detalhe para a observação sobre o “modo de compatibilidade”, é rir para não chorar! Vale lembrar que o Google é um bom parâmetro para saber que navegador os programadores deveriam suportar e a regra é bastante simples: N-1, onde N é a última versão oficial. Ou seja, até a penúltima versão deveria ser suportada. Desde Outubro de 2013 eles não suportam nem a versão 9 do IE, já que foi lançado o IE 11 nesse mês.

Mas o que isso tudo significa sem alguns números, certo? Então lá vai: segundo o W3Schools, em Janeiro/2015 o ranking dos navegadores era:

  1. Chrome: 61,9%
  2. Firefox: 23,4%
  3. IE: 7,8%
  4. Safari: 3,8%
  5. Opera: 1,6%
  6. Outros: 1.5%

Já quase ninguém utiliza o IE explorer, se olharmos do total, as pessoas que usam as versões 7 + 8 + 9 são aproximadamente 36% dos usuários de IE (e aqui deixo meus parabéns, pois são ótimos guerreiros e nunca desistem! Provavelmente trabalham no Governo brasileiro hahaha). E tem mais um ponto importante, se eles estão tão “atualizados” assim, não é a toa que praticamente nenhum site do governo funciona no mobile. Em uma época em que resolvemos praticamente toda nossa vida com esses aparelhos, já está mais do que na hora de repensar tudo isso.

Abraços,
Gui Mori

Related Posts

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

My New Stories

Keeper está decolando