Hoje é dia de ficar careca!

E não é por causa do stress do dia a dia, ou por causa daquela prova que está chegando, ou dos vestibulares! Mas porque hoje é dia nacional de combate ao câncer!!! Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a previsão de novos casos para 2012 era de mais de 518 mil casos! Não encontrei a previsão desse ano, mas com certeza esse número subiu.

Para os homens, o principal vilão o de próstata (30,8%), e para as mulheres a mama (27.9%). Porém, existem diversos outros tipos de neoplasias malignas! O Linfoma Não-Hodgkin (o tipo que eu tive) representa quase 2% desses novos casos, e prevenir ainda é a melhor terapia. As condições para diagnóstico melhoraram, assim como os tratamentos oferecidos.

Já ouvi diversas vezes das mais variadas pessoas que “quem procura acha”, e justamente por isso não procuram fazer o diagnóstico. No caso do meu linfoma, se diagnosticado correta e rapidamente, as chances de cura na primeira tentativa de combate ao câncer podem passar dos 90% e com o protocolo utilizado hoje, em caso de reaparecimento, as chances permanecem a mesma para uma segunda rodada.

Infelizmente o processo de diagnóstico pela rede pública ainda é muito precário, apesar das grandes mudanças no SUS para atendimento em até 60 dias. Soma-se ainda o fato das pessoas não quererem realizar o diagnóstico, e temos a combinação perfeita para um diagnóstico tardio e que possivelmente será mais complicado. Quem procura acha, e quanto antes você achar MELHOR!

A edição 20 da Revista da ABRALE do ano passado (http://www.abrale.org.br/uploads/files/abrale_20.pdf) tem uma matéria bastante interessante da página 24 até a 27 (páginas 13 e 14 do PDF) sobre mitos e verdades nesse assunto! Recomendo a leitura!

Como sou fã de desenho, não posso deixar de citar a campanha elaborada pelo GRAACC contra o câncer infantil: Carequinhas! Vários personagens, muitos dos quais fizeram parte da minha infância, ficaram carequinhas para ajudar na campanha contra o câncer infantil. O resultado foi fantástico!

Abraços,
Gui Mori

Related Posts

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

My New Stories

Keeper está decolando