PET Scan

Ontem fiz o PET Scan. Depois de quase morrer de fome: 18 horas antes tem que parar de comer carboidrato, 4 horas antes tem que parar de comer e  3 horas antes tem que ficar de jejum absoluto; ficar uma hora esperando: tem que esperar o contraste circular na veia por uma hora e beber “suco de uva” com contraste, horrível; e ficar 36 minutos deitado na posição mais desconfortável do mundo, o exame já foi!

Laudo

RELATÓRIO:

Os cortes tomográficos (PET) e as imagens de fusão com cortes anatômicos (TC) mostram redução das dimensões da lesão mediastinal anterior paramediana esquerda, que se mantém com discreta hipercaptação de FDG (*SUV=2,5 atual – SUV anterior 2,7).

Nos demais segmentos analisados não se identificam outras áreas de acúmulo anômalo significativo do traçador, destacando-se a presença de concentração fisiológica no miocárdio e fígado e excreção para as alças intestinais, rins e bexiga.

Achados adicionais da tomografia computadorizada sem alteração correspondente nas imagens funcionais com FDG:
– Cisto de retenção maxilar esquerdo.

*SUV – “standard uptake value” – valor padronizado de captação

INTERPRETAÇÃO: Leve concentração de FDG em lesão mediastinal anterior paramediana esquerda que, comparativamente ao estudo anterior (PET/CT de 03/07/2009 – imagens reproduzidas de arquivo), mostra grau semelhante de atividade metabólica, porém, menores dimensões.

Não houve surgimento de novas áreas/lesões focais hipercaptantes nas diferentes regiões estudadas.

FDG é o contraste radioativo que vai direto na veia (2-Deoxy-2-[18F]fluoro-D-Glucose). O laudo saiu hoje de manhã, mas esperei até conversar com o médico porque o SUV só diminuiu 0,2 dessa vez (da última diminuiu 15,3). Falei com o médico e ele disse algo mais ou menos assim: o fato de ter diminuido pouco dessa vez é que o linfoma devia estar “morto” desde a terceira quimio e que já foi todo o efeito possível da quimioterapia – ele disse ainda que se os SUVs tivessem sido algo como 18, 4 e 1 seria pior, já que o linfoma podia ainda estar em atividade (huhu, é um criminoso – “tamo aí na atividade”, hahahaha). Anyway, o resultado é super bom e temos um vídeo para comemorar:

Para quem não entendeu: vou começar a fazer radioterapia! Essa semana tenho médico e ele vai me encaminhar para o médico da radioterapia! Uhuuul!

Abraços,
Gui Mori

Related Posts

11 Responses
  1. mirtes manna

    Olá, estava procurando sobre o Pet scan e encontrei o seu Blog.
    Parabéns pela forma que está encarando tudo isso. Acho que preciso me espelhar em vc para achar forças para enfrentar uma leucemia.
    Amanhã vou fazer o Pet para saber se tenho tb um linfoma.
    Você está bem? já superou tudo e voltou à ativa. espero sinceramente que sim e parabéns pela coragem. Beijo Mi

  2. Marco Saléro

    Aee guii!! fazia um tempinho que não vinha por aqui, acredite eu vinha muito mas eu nao comentava mto heuhehuuhahua!
    Estou aqui com a minha tia, que está no hospital já faz 1 mês, se tratando de uma ferida na perna que por um outro problema dela não cicatriza rápido, então ela fica aqui algum tempo ainda até que a ferida feche.
    Nós estávamos lendo seus resultadoss!! Eu e ela festejamos muitoo!
    ótimas notícias pelo que nós entendemos.
    Ela ta te desejando toda felicidade do mundo e que logo menos você e ela estarão aí quebrando tudo de novo, certo??
    Beijos e Abraços
    Marco e Marina (minha tia uhahuahua)

  3. Patricky

    Wooooohoooo!
    Aeeeee Gui! Essa semana eu fico em CPS, se estiver por aqui, vamos comemorar!

    Abraçoo!

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

My New Stories

Keeper está decolando